Foi no passado dia 16, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, que se fez história naquela que foi a primeira Conferência sobre Golfe Adaptado em Portugal. Numa sala preenchida por especialistas de Golfe Adaptado, profissionais do sector e comunicação social, deu-se um passo de gigante para a integração de pessoas com deficiência na prática da modalidade.
Foi graças à empresa de apostas online Betfair, à revista Golf2all e à Federação Portuguesa de Golfe (FPG) que este encontro foi tornado possível, tendo contado com a presença do espanhol Sebas Lorente, o campeão da Europa 2010 de Golfe Adaptado.
Pedro Vicente, presidente da comissão de golfe adaptado da FPG, considerou que a licença foi “um passo de gigante na difícil tarefa de sensibilizar a sociedade e encontrar apoios”. A licença foi entregue a António Machado, portador de deficiência intelectual que começou a jogar golfe há alguns anos, sendo praticante medalhado no Special Olympics medalhado. António vê na licença “um reconhecimento” e uma forma de “poder competir internacionalmente”.
Aproveitando a sua visita a Portugal para uma conferência que ficou marcada na história do Golfe Adaptado, Sebas Lorente esteve presente no torneio Golf2all Challenger by Betfair no novo campo Royal Óbidos. O profissional de golfe fez-se acompanhar da sua já célebre cadeira motorizada “Paragolfer”, adaptada às suas necessidades, que lhe permitiu demonstrar ao vivo as qualidades que lhe permitiram atingir o estatuto de Campeão Europeu de Golfe Adaptado 2010.
O golfe adaptado, cuja prática em Portugal está sob a alçada da FPG, pode ser praticado por pessoas com incapacidades físicas, intelectuais, surdas, cegas/amblíopes e autistas.
22 de março de 2012
@Tinkle
Comentários