Não é novidade que quer o tabaco, quer uma exposição constante ao fumo do cigarro pode provocar graves problemas de saúde, seja nas vias respiratórias ou no próprio paladar. Mas sabia que o tabaco pode prejudicar igualmente a audição?

O gesto de acender um cigarro que, para muitos, já se tornou em algo banal, poderá prejudicar o organismo a todos os níveis de forma irreversível.

Um investigação do Centro de Comunicação Humana e Surdez da Universidade de Manchester (2015) concluiu que os fumadores têm 15% mais probabilidades de contrair perda auditiva do que os não fumadores.

Já os ex-fumadores correm também esse risco, apesar da percentagem ser um pouco mais reduzida. Acredita-se que, em todo o mundo, um grande número de pessoas que sofra de algum tipo de perda auditiva tem o tabagismo como uma das principais causas.

"Na verdade, é do conhecimento geral que o tabagismo pode originar uma série de doenças, destacando-se as cardiovasculares, concluindo que, por consequência, o tabaco possa gerar lesões a nível microvascular acabando por afetar a audição", alerta Alexandra Marinho, audiologista da GAES – Centros Auditivos. "Por todos estes motivos, pense duas vezes antes de acender o cigarro", conclui.

Leia também15 passos para deixar de fumar

Leia ainda: O tabaco faz rugas e descai os seios? 10 razões para abandonar o vício