27 de novembro de 2013 - 09h50
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um comunicado a alertar para um período prolongado de frio, estimando que as baixas temperaturas sentidas nos últimos dias se mantenham até 05 de dezembro.
“Nos próximos dias, e pelo menos até dia 05 de dezembro, prevê-se a continuação de temperaturas mínimas baixas, inferiores a 5ºC na generalidade do território, com valores entre -4ºC e 2ºC nas regiões do interior”, lê-se no comunicado do IPMA.
O Instituto Português de Meteorologia alerta ainda para as temperaturas máximas baixas, prevendo-se que variem entre 3ºC e 14ºC na região Norte e no interior das regiões Centro e Sul e entre 9ºC e 17ºC nas regiões do litoral Centro e Sul”.
O IPMA prevê ainda formação de geada “nos locais abrigados, em especial nas regiões do interior”.
“O vento soprará moderado a forte nas terras altas, em especial durante a noite e manhã, o que associado às baixas temperaturas aumentará o desconforto térmico”, acrescenta o comunicado.

Proteção Civil e DGS emitem alertas
A Proteção Civil recomenda especiais cuidados para evitar intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras.
“É necessária especial atenção aos grupos mais vulneráveis: crianças e idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas”, bem como a população sem-abrigo, avisa a Proteção Civil.
A Direção-Geral de Saúde recomenda o uso de várias camadas de roupa, luvas, gorro, meias quentes e cachecol.
Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar o álcool, que proporciona “uma falsa sensação de calor”, são outros conselhos.
A Proteção Civil refere ainda que deve ser evitado o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono.


SAPO Saúde com Lusa