O autarca Paulo Langrouva (PS) disse hoje à agência Lusa que o Cartão de Saúde será entregue numa cerimónia a realizar pelas 11:00 no edifício dos Paços do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Na cerimónia serão concedidos "cerca de 25 a 30 cartões" a habitantes de todas as freguesias do concelho, que foram selecionados para esse efeito.

Os restantes munícipes receberão os documentos com a "maior brevidade possível", indicou o responsável.

Paulo Langrouva lembra que o Cartão de Saúde possibilita acesso gratuito a serviços de saúde aos atuais 6.260 habitantes daquele município do distrito da Guarda, que fica situado junto da fronteira com Espanha.

"Um serviço gratuito, que envolve as consultas de clínica geral, de especialidades, e também os serviços de apoio aos nossos munícipes. Inclui, naturalmente, o transporte para a rede de clínicas que estão envolvidas", explicou.

O autarca aponta que o objetivo da medida autárquica é "dar mais saúde, mais qualidade de vida, maior conforto e maior segurança também, em termos de saúde", aos utentes do concelho, "principalmente àqueles que neste momento não têm médico de família".

Paulo Langrouva sublinhou que o "Seguro de Saúde Municipal - Figueira Saudável" é "complementar ao sistema nacional de saúde", adiantando que, pelas contas da autarquia, "mais de um terço dos residentes" não tem atualmente médico de família.

O Cartão de Saúde, com o custo anual de cerca de 300 mil euros, foi adjudicado pela autarquia, por concurso público, à seguradora Vitória Seguros, referiu.

O dia do Feriado Municipal, quando a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo assinala o arranque oficial do seguro de saúde, também vai ser aproveitado para inaugurar o novo espaço dos Serviços Técnicos, do Balcão do Munícipe e do Espaço do Cidadão.

Segundo a autarquia, trata-se de um espaço renovado "que vai servir melhor a população" local.

As comemorações do Feriado Municipal ocorrem na data em que se assinala o 351.º aniversário da Batalha da Salgadela, travada a 07 de julho de 1664, na qual as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram as tropas inimigas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.