Uma campanha de sensibilização para a prevenção do cancro nos testículos foi proibida pelo Facebook. A rede social considerou que a imagem era «imprópria» e a linguagem utilizada «inaceitável».

A campanha do departamento de saúde pública de Toronto, no Canadá, pretendia alertar sobre os perigos do cancro nos testículos junto de jovens e adolescentes. Na imagem vê-se um homem de cuecas, com enfoque na região pélvica, e a mensagem «Check Your Package» - «Verifique o seu pacote», numa tradução livre.

A mensagem refere que os homens entre os 15 e os 35 anos encontram-se no grupo de risco e pretende sublinhar que 95 por cento dos casos podem ser curados quando são diagnosticados no início. Por isso, o auto-exame da zona pélvica é muito importante.

De acordo com o jornal «Toronto Star», a relações públicas da entidade de saúde, Mary Margaret Crapper, esperava obter pelo menos meio milhão de contactos com esta publicidade de sensibilização. «Sentimos que fizemos o trabalho que era necessário para identificar uma campanha específica. Claramente, a política do Facebook é uma barreira a uma efectiva educação para a saúde», refere.

2010-09-22