A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) comemora hoje o Dia Mundial da Hipertensão, divulgado mundialmente pela World Hypertension League, sob o lema “Estilo de vida saudável, Pressão Arterial saudável”. O tema das comemorações deste ano foca a questão da importância de ter estilos de vida saudável e de que forma podem estes contribuir, consequentemente, para uma pressão arterial saudável.

Para reforçar a mensagem deste ano, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão aliou-se à Faculdade de Motricidade Humana (FMH), para com a ajuda de especialistas, divulgar a importância do exercício físico na prevenção primária e secundária da hipertensão e do risco cardiovascular.

Como antecipação da efeméride, ontem decorreu, na Faculdade de Motricidade Humana, uma sessão de exercício físico com seniores, seguida de uma sessão aberta, para os jovens universitários e os seniores que frequentam estas aulas.

Ao longo do dia de hoje, a SPH realiza rastreios, na Gare do Oriente, em Lisboa, entre 9h e as 16h. Tal como nos anos anteriores, os rastreios são gratuitos e acompanhados por médicos e enfermeiros que começam por fazer uma sessão de esclarecimento a cada um dos interessados, e posteriormente avaliam a pressão arterial, o peso, a altura, o IMC (índice de massa corporal) e a glicemia.

Também como tem acontecido nos últimos anos, a sociedade elegeu uma cidade para Capital de Hipertensão, sendo este ano Peniche a escolhida para acolher as iniciativas que pretendem sensibilizar a população para este problema que tem vindo, de ano para ano, a aumentar a prevalência em Portugal.

A cidade será o palco de rastreios com sessões de aconselhamento/esclarecimentos de modos de vida saudável, divulgação de cuidados em saúde e, no âmbito do lema internacional irá decorrer um programa físico com aulas para avós e netos, terminando com uma Sessão solene com a participação dos membros da Sociedade e da Câmara Municipal.

17 de maio de 2012

@SAPO

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.