Tal como aconteceu em 2016, o Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem, que vai já na sua 40.ª edição, terá como palco o Parque de Campismo Municipal de Mira, cedido pela autarquia mirense, e reúne estudantes e enfermeiros de todo o país.

"O município tem atraído para o seu território este tipo de eventos por considerar que têm um impacto primordial na nossa economia pelo elevado número de participantes, em especial na restauração e hotelaria, não esquecendo o arrendamento temporário de habitações", refere o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

O autarca diz que a Câmara tem vindo a sensibilizar para o evento os comerciantes da Praia de Mira e garante que os principais apoios de praia estarão a funcionar durante os dias do encontro, apesar de a época balnear só começar oficialmente em junho.

"Todos os intervenientes estão prontos para receber mais este mega evento, desde os serviços municipais, comerciantes, autoridades policiais e população em geral", garante Raul Almeida.

O ENEE não é completamente aberto ao público, aceitando apenas inscrições de estudantes de enfermagem e enfermeiros nacionais e estrangeiros, que têm direito a levar cada um deles "um acompanhante que não pertença à profissão".

Para além de uma programação diurna, que envolve vários ‘workshops’ e conferências, a edição deste ano inclui "uma componente desportiva e cultural", com destaque para espetáculos musicais como Toy, Kappa Jotta, Putz Grilla, Prof Jam, Supa Squad entre outros.

Segundo dados da FNAEE (Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem), existem em Portugal 16 mil estudantes de enfermagem e cerca de 60 mil enfermeiros registados.