"O primeiro estudo português sobre esta doença indicou-nos que cerca de 82 por cento das pessoas com mais de 70 anos nunca tinha ouvido falar de estenose aórtica, nem de como esta se manifesta. Desta forma, torna-se imprescindível promover um maior conhecimento sobre a doença junto da população, contribuindo para o reforço do reconhecimento dos seus sintomas (cansaço, dor no peito, desmaios) e importância do diagnóstico precoce", alerta o médico Rui Campante Teles, coordenador da campanha "Corações de Amanhã".

10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
Ver artigo

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promoveu hoje o primeiro encontro sobre estenose aórtica, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso e da campanha "Corações de Amanhã", pelas 10 horas, na Biblioteca Nacional de Portugal.

A estenose valvular aórtica (ou aperto da válvula aórtica) refere-se a uma situação em que a válvula aórtica fica progressivamente mais rígida. Desta forma, a sua abertura plena fica comprometida, criando um obstáculo à saída do sangue do coração para o corpo.  Estima-se que a estenose aórtica afeta 1 em cada 15 portugueses acima dos 70 anos.

O médico cardiologista acrescenta: “Com este evento pretendemos, além de sensibilizar as pessoas para a doença, promover a partilha de testemunhos entre doentes, incentivando à interajuda”.

A campanha conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e tem como objetivos aumentar o conhecimento e compreensão sobre estenose aórtica, promovendo o seu diagnóstico e tratamento precoce.

Válvula aórtica torna-se defeituosa

A aorta é a principal artéria do nosso corpo que transporta sangue para fora do coração. Quando o sangue sai do coração flui da válvula aórtica para a artéria aorta. A válvula aórtica tem como função evitar que o sangue bombeado pelo coração não volte para trás.

Na presença de estenose, a válvula aórtica não abre completamente, vai ficando cada vez mais estreita e isso diminui o fluxo sanguíneo do coração. Se não for detetada atempadamente esta doença pode limitar muito a qualidade de vida e até ter um desfecho letal.