A esperança de vida ronda os 80,6 anos nos 35 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ou seja, mais dez anos do que em 1970.
Os países onde se vive mais tempo são o Japão (83,9 anos), Espanha e Suíça (ambos 83), que lideram o grupo das 25 nações onde a esperança de vida é superior a 80 anos. Portugal inclui-se neste rol de países, no 18.º lugar.
Os Estados Unidos (78,8) ficam no segundo grupo, que engloba nações com uma esperança de vida entre os 75 e os 80 anos. A maior potência mundial aparece atrás, por exemplo, da Costa Rica (79,6) e do Chile (79,1). Isso acontece devido "ao carácter muito fragmentado do sistema de saúde", lê-se no relatório.
Veja ainda: 10 alimentos que lhe dão 10 anos de vida
Saiba mais: 15 coisas que lhe tiram anos de vida
O México e a Letónia figuram entre os países da OCDE com a esperança de vida mais baixa (75 e 74,6 anos, respetivamente). Entre os países não membros, mas associados à organização, a África do Sul (57,4 anos) fecha a lista, essencialmente por causa da prevalência do VIH/Sida.
"Em todos os países da OCDE, a diferença entre homens e mulheres continua a ser acentuada": 77,9 e 83,1 respetivamente.
Causas de morte
"Mais de 10 milhões de mortes foram registadas em 2015 nos países da OCDE", segundo o relatório, que aponta como principal causa as "doenças do sistema circulatório e o cancro".
Mais de uma em cada três mortes está relacionada com doença coronária ou cerebrovascular. Um em cada quatro com cancro, frisa o estudo.
O tabagismo retrocedeu na maior parte dos países da OCDE, mas um em cada cinco adultos continua a fumar diariamente. A Turquia regista a taxa mais alta (27,3%) e o México a menor (7,6%).
Embora o consumo de álcool tenha diminuído desde 2000 nos países da OCDE, aumentou em 13 países no mesmo período, entre eles a Bélgica, Islândia, Letónia e Polónia.
Comentários