Escolha não se deslocar ao hospital, centro de saúde ou clínica de saúde para a realização de exames ou avaliações não fundamentais (”check-up”), sem antes contactar telefonicamente.
A evicção destes locais reduz o risco pessoal de infeção. Os prestadores de saúde estão a decidir quais os cuidados que se mantêm agendados e quais poderão ser adiados ou reagendados. Certos exames ou procedimentos poderão ser dispensáveis se o utente não tiver sintomatologia ou fatores de risco que justifiquem, enquanto outros deverão ser adiados.
O utente poderá consultar o seu prestador de cuidados e informar-se.
Alguns profissionais de saúde estão a prestar cuidados em regime de teletrabalho.
Recomendação emitida em abril de 2020.
Consulte mais informações em:
- Canadian Medical Association: Managing your practice during COVID-19
Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde. O programa Choosing Wisely foi fundado em 2012 nos Estados Unidos da América pelo American Board of Internal Medicine. O programa foi posteriormente adaptado e implementado em diversos países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Itália, Japão, Nova Zelândia, País de Gales, Reino Unido e Suíça.
O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.
As recomendações dirigidas aos profissionais de Saúde serão realizadas por peritos na área e emitidas pelos Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos, com respetiva fundamentação científica, contribuindo assim para uma melhor qualidade nos cuidados de Saúde prestados e servindo de suporte à comunicação médico-doente.
O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza também a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.
Comentários