A equipa de enfermagem da Consulta da Diabetes do Hospital de Santo André (HSA) quer sensibilizar os doentes diabéticos para o cuidado dos pés na prevenção de lesões que, no caso do Pé Diabético, podem resultar em amputação.

O alerta foi deixado no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Enfermeiro no HSA, no passado dia 12 de Maio, com a realização de acções de rastreio e informação sobre o Pé Diabético, integradas no âmbito do trabalho de sensibilização que esta equipa realiza com vista ao envelhecimento activo e à melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos diabéticos.

Nestas acções, a equipa de enfermagem do HSA procurou sensibilizar os doentes que sofrem de Diabetes, para a prevenção dos problemas dos pés, deixando uma série de conselhos e informações úteis sobre os cuidados a ter no dia-a-dia.

O elevado risco de ocorrência de lesões nos doentes com diabetes resulta da neuropatia Diabética (lesão de nervos que causam a perda de sensibilidade nas extremidades dos braços e das pernas) que, associada à má circulação sanguínea, responsável pela difícil cicatrização das feridas, podem causar graves problemas infecciosos. Em situações extremas estes terminam, muitas vezes, com a amputação do membro afectado.

17 de maio de 2011

Fonte: Lusa/SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.