
"No total, 23 crianças morreram no distrito de Lahal e 13 no de Nan Yon desde junho, em consequência de uma doença desconhecida", comentou Law Yon, um deputado regional de Sagaing, em declarações à agência de notícias France Presse.
A doença, que provoca sintomas similares aos do sarampo - tosse e comichão, entre outros - afeta sobretudo menores de cinco anos, embora também já tenham sido identificados adultos sintomáticos.
Os habitantes da região, que faz fronteira com a Índia são, principalmente, membros das tribos Nagas das montanhas.
Veja também: 22 doenças (muito) misteriosas
Saiba isto: 10 alimentos venenosos que podem matar
O Ministério da Saúde afirmou que está a realizar exames. "Por enquanto, supomos que se trata de casos de uma variante de sarampo ou de uma gripe forte. Mas só poderemos pronunciar-nos [oficialmente] quando tivermos os resultados do laboratório", disse um responsável do ministério que pediu anonimato.
O governo, liderado há alguns meses por Aung San Suu Kyi, premiada com o Nobel da Paz, vê a reforma do sistema de saúde como uma das suas prioridades.
O acesso aos cuidados médicos, principalmente em zonas remotas de Myanmar, continua a ser muito difícil, num país cujas infraestruturas foram arruinadas e não tiveram manutenção durante décadas de governo militar.
Com AFP
Comentários