No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a DGS vai lançar uma campanha de alerta para a ligação entre saúde oral e os alimentos que ingerimos, através de um cartaz que vai chegar a todas as Bibliotecas Escolares, com a colaboração do Plano Nacional de Leitura e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), por sua vez, vai distribuir os cartazes pelos médicos dentistas, para que estes possam usá-los nos consultórios e aconselhar os doentes.

A campanha dirige-se principalmente às crianças, mas também a profissionais de saúde e a professores, traçando os riscos que alguns alimentos representam para a saúde oral, através de textos curtos, simples e diretos.

Segundo a DGS, o cartaz contem “imagens divertidas e apelativas”, que explicam como o açúcar é um dos principais inimigos de uma boca saudável e contribui para a destruição do esmalte dos dentes.

Como o açúcar está escondido em muitos alimentos sob diversos nomes, o cartaz apresenta as substâncias a que é preciso estar alerta: alimentos refinados, sumos e refrigerantes e as batatas fritas também são de evitar.

A mensagem não é de proibição, mas de recomendação, aconselhando as crianças a guardarem estes alimentos para dias de festa.

Na alimentação diária, o conselho é incluir nas refeições legumes e leguminosas, fruta fresca e frutos secos, leite e seus derivados.

A saúde oral tem impacto em doenças como a diabetes e as cardiovasculares, que infelizmente são das mais comuns em Portugal, alerta a DGS, lembrando que a cárie dentária é a doença mais comum em todo o mundo, com 90% da população atingida.

Paulo Ribeiro de Melo, secretário-geral da OMD, salienta que estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) sugerem que as taxas mais altas de cárie dentária ocorrem quando o nível de ingestão de açúcares é superior a 10% da ingestão calórica total.

A OMS recomendou a redução da ingestão de açúcares, tanto em adultos como em crianças, para menos de 10% da ingestão calórica total, o equivalente a 50 gramas por dia.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.