A Associação Bate, Bate Coração está a promover uma semana de sensibilização para as arritmias cardíacas e prevenção da morte súbita, dirigida aos funcionários e deputados da Assembleia da República, no Palácio de S. Bento.

No dia 26 de Janeiro, quinta-feira, das 10h às 13h, uma equipa de profissionais de saúde da Associação Bate, Bate Coração, vai promover um rastreio às arritmias cardíacas através da medição da pulsação, uma técnica simples e rápida que ajuda a identificar problemas do ritmo cardíaco.

“Com esta iniciativa pretendemos sensibilizar os deputados para a urgência de uma maior atenção às arritmias cardíacas que, se detectadas precocemente, permitem uma economia de gastos com saúde, nos internamentos, medicamentos e dias de trabalho”, sustenta Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração.

Na semana de 23 a 27 de Janeiro, vai estar patente na Assembleia da República uma exposição de desenhos infantis sobre arritmias, realizados no âmbito do projeto “Coração Tic-Tac”, uma iniciativa pioneira em Portugal que tem como objetivo sensibilizar as crianças, entre os três e os 15 anos, para a compreensão do funcionamento do coração e para as arritmias cardíacas.

“Consideramos que, introduzir precocemente conceitos relacionados com o ritmo cardíaco e coração saudável pode facilitar, mais tarde na idade adulta, o entendimento da necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce da doença cardíaca e das arritmias”, explica o presidente da Associação Bate, Bate Coração, responsável por este projeto.
As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas.

Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. A falta de informação é um dos principais fatores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

24 de janeiro de 2012

@LPMComunicação

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.