"Foi uma provação difícil, mas graças aos céus e aos médicos de San Raffaele eu saí desta provação, talvez a mais perigosa da minha vida", disse Berlusconi num breve discurso à imprensa diante do hospital.

"Obrigado a todos que têm estado perto de mim", disse na saída do hospital o ex-primeiro-ministro, que vestia um fato e gravata, caminhava sem ajuda, mas tinha a voz um pouco rouca.

Berlusconi, que fará 84 anos no dia 29 de setembro, anunciou em 02 de setembro que testou positivo para o novo coronavírus, que causa a doença covid-19.

O ex-chefe de Governo foi hospitalizado como "paciente de risco devido à sua idade e às suas patologias anteriores", incluindo uma intervenção cardíaca, explicou o professor Alberto Zangrillo, chefe do departamento de reanimação do Hospital San Raffaele e que seguiu pessoalmente o magnata dos meios de comunicação italianos.

Berlusconi acusou positivo para o novo coronavírus após regressar à casa de uma viagem a França, onde visitou Marina, a sua filha mais velha.

Dois dos seus outros filhos, Barbara, 36, e Luigi, 31, bem como a sua atual parceira, a congressista Marta Fascina, 30, também deram positivo no teste do novo coronavírus.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.