“A partir de agora iniciamos uma quarta dose para maiores de 80 anos que tenham recebido a dose de reforço há mais de três meses e que tenham sofrido uma progressiva perda de imunidade”, indicou o primeiro-ministro.

A medida foi anunciada numa altura em que os casos de covid-19 voltam a aumentar, com 73.000 casos em França nas últimas 24 horas, em comparação com 53.000 casos há uma semana.

Em França, quase 80% da população tem o esquema de vacinação completo.

Castex também anunciou uma subvenção de 15 cêntimos por litro de combustível a partir de abril e durante quatro meses, numa altura em que se registam novos aumentos dos preços devido à guerra na Ucrânia.

O preço do litro de combustível já superou os dois euros em alguns casos e Castex disse que esta medida de apoio, que abrange particulares e empresas, representa um gasto para o Estado de 2.000 milhões de euros.

“Num depósito cheio com 60 litros, há uma poupança de nove euros”, afirmou o primeiro-ministro francês, que também pediu um esforço aos distribuidores de energia e às petrolíferas, sugerindo-lhes que baixem o preço final em cinco cêntimos por litro.