Em comunicado, o município de Braga acrescenta que também hoje recebeu 20 mil máscaras fornecidas pelo empresário Carlos Vieira, da empresa têxtil Pocargil, da Póvoa de Lanhoso.

"Este equipamento vem suprimir necessidades de quem está na linha da frente no combate à pandemia e será distribuído pelas diversas instituições particulares de solidariedade social e lares do concelho de Braga, onde está identificada a carência deste material, e pelos serviços municipais da Proteção Civil", refere o comunicado.

Shenyang é uma cidade com a qual Braga possui um acordo de amizade, que em breve irá terminar em geminação.

A par da doação, Shenyang disponibilizou-se para partilhar experiências relativas ao combate do vírus e à gestão de situações de crise, assim como para facilitar o contacto com unidades de produção de material médico que seja necessário.

"Shenyang tem vindo a colaborar com a cidade de Braga nesta luta contra a covid-19. Já tivemos uma videoconferência com responsáveis chineses para partilha de procedimentos, recebemos ainda esta semana um guia bastante completo onde é relatado todo o processo de luta contra a covid-19 em Shenyang e também nos ajudaram a efetuar uma compra de material de proteção na China, que deverá chegar a Braga durante o mês de abril", adiantou o presidente da câmara, Ricardo Rio.

O material oriundo da China chegou a Portugal no domingo, num avião da TAP fretado pelo Estado português, e foi transportado para Braga pela empresa Torrestir.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 290 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.