Os dados do INSA, que reportam ao final da semana passada (dia 14), indicam que foram feitos em Portugal cerca de 17,7 milhões de testes TAAN/PCR e perto de 12,4 milhões de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

“Em apenas quatro dias (de 11 a 14 de janeiro), o país voltou a ultrapassar a marca de 1 milhão de testes, dos quais mais de 770 mil (70%) foram TRAg de uso profissional”, acrescenta o INSA, sublinhando que estes dados não incluem os autotestes.

Nas primeiras duas semanas do ano (01 a 14 de janeiro) realizaram-se perto de 3,3 milhões de testes de diagnóstico à covid-19, com uma média diária de mais de 233 mil testes. Destes, cerca de um milhão foram TAAN/PCR e mais de 2,2 milhões foram TRAg de uso profissional.

No passado mês de dezembro, Portugal alcançou um novo máximo de testagem mensal à covid-19, com mais de 5,4 milhões de testes, o que equivale a uma média diária superior a 174 mil testes.

O máximo da testagem diária foi atingido no dia 30 de dezembro, com 402.756 testes.

Cada pessoa tem direito a quatro testes TRAg/mês nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação, uma medida válida até 31 de janeiro.

Este regime excecional e temporário de comparticipação visa “contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis”, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção e monitorizar a evolução epidemiológica da covid-19, refere o INSA.

Em Portugal, desde março de 2020, a pandemia provocou 19.334 mortes e foram contabilizados 1.906.891 casos de infeção, segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.