
Este surto foi detetado na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, situada na localidade da Ramada, e segundo disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, só foi identificado “por mero acaso”.
“Um dos utentes deslocou-se ao hospital, por motivos alheios à COVID e foi testado, tendo dado positivo. A partir daí decidiu-se testar todos os utentes e funcionários e aqueles que deram positivo estão assintomáticos”, afirmou.
A doença foi detetada em 37 utentes, de um total de 60, e em 34 funcionários, de um universo de 54.
Segundo explicou o autarca de Odivelas, todos os funcionários que testaram positivo à COVID-19 estão em casa a cumprir quarentena e os utentes foram divididos em alas.
“Neste momento estamos a proceder à avaliação da situação e das condições que o lar tem para separar os utentes com COVID e sem covid. Depois, as autoridades de saúde irão decidir se será necessário transferir alguns doentes”, apontou.
A Lusa tentou contactar a direção do lar, sem sucesso.
Portugal regista mais cinco mortes por COVID-19 e mais 214 casos confirmados de infeção em relação a segunda-feira, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.
De acordo com o boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 54.448 casos de infeção confirmados e 1.784 mortes.
Comentários