As novas infeções são cerca de menos mil do que as registadas quinta-feira (11.807 novos casos), mesmo depois de terem sido efetuados mais de 4.000 testes de diagnóstico (328.612) do que na véspera.

O número de óbitos diários também diminuiu no mesmo período, descendo de 258 para 207, o que eleva para 122.470 o total de mortes acumulado desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, entre os 4.092.747 casos de contágio.

Em relação à campanha de vacinação, Itália já administrou 22.807.444 doses, com 6.945.793 pessoas já inoculadas com as duas doses da vacina.

Quinta-feira, o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, prorrogou a portaria que proíbe a entrada de cidadãos oriundos da Índia, Sri Lanka e Bangladesh até 30 de maio como medida preventiva contra o aumento das infeções.

Itália está na segunda semana de desconfinamento gradual, com a reabertura de bares, restaurantes, cinemas e teatros, o regresso à escola até ao ensino secundário, mas apenas nas chamadas “zonas amarelas”, ou de baixo risco de contágio.

O maior problema para a restauração e para os locais de lazer mantém-se na obrigatoriedade do recolher obrigatório a partir das 22:00 locais (21:00 em Lisboa), razão pela qual o Governo do primeiro-ministro, Mario Draghi, tem estado a ser pressionado para diminuir ou mesmo acabar com a medida.

Das 20 regiões em que Itália se divide administrativamente, 14 estão na “zona amarela”, incluindo as de Lácio e da Lombardia, cujas capitais são, respetivamente, Roma e Milão.

Desde segunda-feira passada que o Vale de Aosta (norte) é a única região na “zona vermelha”, com a da Sardenha a melhorar e a passar para a “laranja”, onde se encontram as da Sicília, Calábria, Apúlia e Basilicata.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.258.595 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.