Esta informação sobre o modelo daquela que será a 12.ª reunião que junta políticos, especialistas e parceiros sociais para analisarem a situação epidemiológica do país foi avançada à agência Lusa por fonte do Governo.

A reunião desta quinta-feira terá como temas centrais a eventual prorrogação do estado de emergência, um balanço das medidas tomadas até agora e a tendência da evolução da covid-19 no país.

Portugal está novamente, desde o passado dia 09 e até às 23:59 da próxima segunda-feira, em estado de emergência, ao abrigo do qual o Governo impôs medidas como a proibição de deslocações nos concelhos com maior taxa de incidência de novos casos de infeção entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana e a partir das 13:00 no anterior e no próximo fim de semana.

Para renovar este quadro legal, que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, com a duração máxima de 15 dias, o Presidente da República tem de ouvir o Governo e de ter a aprovação do parlamento.

Estas reuniões, que surgiram por iniciativa do primeiro-ministro, com um objetivo de partilha de informação, começaram no dia 24 de março e decorreram até 08 de julho, em dez sessões no auditório do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos da Saúde -, em Lisboa, inicialmente semanais e depois de periodicidade quinzenal.

Depois de terem estado interrompidas durante dois meses, foram retomadas em 07 de setembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Porto, onde, pela primeira vez, as intervenções dos especialistas tiveram transmissão aberta, seguindo-se uma nova interrupção de cerca de dois meses.