"Tem que haver tolerância zero à criminalidade, sobretudo quando há comportamentos de saúde pública que tem de ser respeitados e cumpridos para não colocar em causa a saúde da população de risco", afirmou o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos.

Falando aos jornalistas no final de uma visita ao Comando Territorial de Portalegre da GNR, o líder centrista advertiu que "os bairros, ruas e praias não podem ser tomadas de assalto por gangues de arruaceiros que desrespeitam constantemente as normas".

"Em Portugal, há criminalidade e sentimento de impunidade a mais para autoridade das polícias a menos", assinalou.

Nesse sentido, Francisco Rodrigues do Santos propôs o reforço das forças de segurança para que "tenham a dignidade e a coercividade necessárias para fiscalizar os comportamentos que tem de ser adotados" durante a pandemia da covid-19.

O presidente dos democratas-cristãos defendeu também "quadros sancionatórios que sejam atuantes" e um agravamento das leis penais que "penalizem e reprimam aqueles que agridem e desobedecem" aos elementos das forças de segurança.

Esta "tem de ser uma prioridade", insistiu, alegando que, quando "há algum ato desviante praticado por alguém que é considerado um criminoso", do outro lado está "alguém que será penalizado".

"Aqueles que têm estabelecimentos e negócios vão ver sobre si impostas novas medidas de contingência, que afunilam o seu volume de negócios e impedem uma recuperação mais rápida do seu nível de rendimentos", acrescentou.

Rodrigues dos Santos notou que se verificam "diariamente casos de desrespeito e de incumprimento das normas", alertando que é "necessário" o "cumprimento escrupuloso" para que "não haja uma escalada descontrolada do vírus".

"E isso obriga a uma fiscalização e as nossas forças de segurança têm novas atribuições para assegurar que há este cumprimento por parte das populações", acrescentou.

Portugal contabiliza pelo menos 1.719 mortos associados à covid-19 em 50.299 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.