"Hoje, a situação enfrentada por Jacarta é muito diferente em relação a uma ou duas semanas atrás. O número de pessoas que morreram é bastante alto e todos sentimos muito", disse Baswedan, numa conferência de imprensa na qual anunciou a declaração do estado de emergência, que para já vigorará por 14 dias.

Como parte das medidas do estado de emergência, os estabelecimentos de entretenimento público serão fechados a partir de segunda-feira, o transporte público será limitado e às empresas será solicitado que permitam aos seus funcionários que trabalhem a partir de casa.

Além disso, o governador já havia anunciado algumas horas antes que as missas cristãs e as orações muçulmanas de sexta-feira seriam suspensas para tentar conter o novo coronavírus.

Até o momento, 369 casos da doença covid-19 foram detetados na Indonésia, 215 deles na capital, com um total de 32 mortes.

O número aparentemente pequeno de infetados no país, de 264 milhões de habitantes, deve-se ao baixo número de testes realizados, cerca de 450 até 06 de março.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos em Portugal subiu para seis.

Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinalava 7.732 casos suspeitos até quinta-feira, dos quais 850 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, cinco recuperaram.

Acompanhe ao minuto os efeitos do COVID-19 no país e no mundo

Os vírus e os coronavírus: quais as diferenças?