A recomendação, indicou o chefe do executivo em conferência de imprensa, será "em breve alvo da respetiva orientação da Autoridade Regional de Saúde" e é sugerida para "locais de maior dificuldade em garantir o distanciamento físico recomendado".

"Essa recomendação assume especial relevância para os casos em que se aguarda o resultado do teste de despiste realizado ao sexto dia, devendo, quem se encontrar nestas circunstâncias, ter também especial atenção ao cumprimento das restantes medidas de proteção da saúde pública", prosseguiu Vasco Cordeiro, falando em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O Governo dos Açores, avançou ainda, vai adquirir 100 mil testes rápidos à covid-19, o que permitirá "reforçar a capacidade de rastreio de eventuais casos positivos" em espaços como escolas e lares de idosos.

Os testes, "aprovados pelo Infarmed", permitirão, "em menos de meia hora e de forma descentralizada", obter resultados de "casos suspeitos de infeção" pelo novo coronavírus.

Foi também anunciado pelo presidente do Governo dos Açores que a campanha anual de vacinação contra a gripe arrancará já na quarta-feira, começando pelos lares de idosos, entre utentes e profissionais, e avançando depois para os profissionais de saúde e "restante população beneficiária da vacinação gratuita".

Até ao momento, foram detetados na região 277 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 55 casos positivos ativos, dos quais 43 em São Miguel, oito na Terceira, três no Pico e um na Graciosa.

Desde o início da pandemia ocorreram 16 mortes relacionadas com a covid-19, todas em São Miguel.