No seu comunicado diário, aquela entidade informa que, decorrentes das 940 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel.

Os casos diagnosticados reportam-se a homens, com idades entre os 46 e os 66 anos de idade, e que, segundo a Autoridade de Saúde açoriana, "desembarcaram na Região Autónoma dos Açores provenientes de ligações aéreas com o território continental".

Dois dos casos obtiveram resultado positivo após teste de despiste para infeção por SARS-CoV-2 à chegada à região, tendo o outro caso obtido resultado positivo no teste de despiste realizado ao sexto dia após o primeiro teste, acrescenta a Autoridade de Saúde dos Açores.

Ainda de acordo com aquela entidade, "um dos casos diagnosticados regressou a território continental no dia seguinte à chegada à região" e a Delegação de Saúde Concelhia de Ponta Delgada "já diligenciou os contactos com a Autoridade de Saúde Nacional para acompanhamento deste caso".

A Autoridade de Saúde açoriana diz ainda que os casos agora detetados e que estão na região "apresentam situação clínica estável", tendo já sido diligenciados os procedimentos de “testagem e vigilância de contactos próximos".

Com estes casos mais recentes, foram detetados até à data nos Açores 157 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente sete casos positivos ativos, dos quais seis na ilha de São Miguel e um na ilha das Flores.

Até agora na região, 130 pessoas recuperaram e 16 morreram.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 551 mil mortos e infetou mais de 12,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.