Fatores como a genética e o metabolismo da insulina são fundamentais para uma dieta eficaz, segundo as conclusões publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama).

Essas descobertas podem ter consequências importantes no mercado norte-americano da perda de peso - avaliado em 66 mil milhões de dólares -, sobretudo na última tendência do setor: a dieta do ADN, que pretende determinar o melhor regime em função da genética individual.

"Todos ouvimos histórias de um amigo que fez uma dieta que deu certo e de outro que tentou o mesmo método mas não funcionou", comentou Christopher Gardner, professor de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia, citado pela agência de notícias France Presse.

11 truques surpreendentes para baixar o colesterol
11 truques surpreendentes para baixar o colesterol
Ver artigo

"Isso acontece porque somos todos diferentes e estamos a começar a compreender as razões desta diversidade", acrescentou.

Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilos

No estudo participaram 609 pessoas entre os 18 e os 50 anos, 57% eram mulheres. Os voluntários foram separados em dois grupos: durante um ano, um fez o regime de restrição de gordura, e o outro, o de açúcar.

Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilogramas nos dois grupos. Alguns perderam muito mais - até 27 quilos - enquanto outros engordaram 9 quilos.

Os cientistas não encontraram uma relação entre o regime realizado e a perda de peso significativa. "Não há uma diferença destacável na evolução de peso entre uma dieta equilibrada e leve em gorduras e uma dieta equilibrada e leve em açúcares", concluíram os investigadores.

"Uma parte dos genomas dos participantes foram sequenciados, o que permitiu aos cientistas encontrar a presença de genes associados à produção de proteínas que modificam o metabolismo dos hidratos de carbono e dos lípidos", segundo o relatório.

Os participantes consumiram também açúcar em jejum para medir a produção de insulina. "Nenhum perfil genético e nenhuma secreção de insulina foram associados aos efeitos das dietas sobre a perda de peso", concluíram.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.