Coco Loko, a
créditos: Legal Lean

Ao cacau puro é adicionado gingko biloba (um estimulante vegetal que aumenta a circulação sanguínea), taurina (um aminoácido) e sementes de guaraná (uma fonte de cafeína). O produto final é uma mistura que promete despertar a euforia no consumidor durante pelo menos meia hora.

Nick Anderson, o seu criador, com 29 anos, levou dois meses e uma dúzia de fórmulas falhadas para conseguir aquilo a que chamou de "mistura perfeita". O objetivo era obter uma infusão de "energia eufórica", explica o próprio no site da empresa distribuidora, a Legal Lean, com sede em Orlando, na Florida.

O produto já é comercializado e faz sucesso entre os jovens de Atlanta e Houston, nos Estados Unidos, embora também possa ser comprado na Europa através da internet, escreve o El País.

A Legal Lean garante que o pó de cacau é inócuo e que não inclui quaisquer componentes tóxicos equiparáveis a drogas. "Está desenhado para provocar um aumento da produção de endorfinas e uma libertação de serotonina que te proporciona euforia e vitalidade", explicou o autor da substância ao jornal americano ABC.

O produto, que está no mercado desde junho, tem os mesmos efeitos que os de uma bebida energética. "Põe-te eufórico, mas também motivado a fazer o que quer que tenhas para fazer", acrescenta o responsável.

O regulador americano - a Food and Drug Administration (FDA) - ainda não se pronunciou oficialmente sobre a substância, mas o senador democrata Chuck Schumer já exigiu numa carta a intervenção urgente desta autoridade.

"Têm que lançar uma investigação antes que os nossos jovens sejam prejudicados", alertou o político na missiva em que compara a substância à cocaína, escreve a Associated Press.

"A questão é saber quais são os seus riscos. Não existem dados e, pelo que sei, ninguém estudou ainda o que acontece quando inalamos chocolate através do nariz", comentou Andrew Lane, diretor do Centro de Sinusite do Hospital Johns Hopkins, ao Washington Post.

Um pote de Coco Loko custa 24,99 dólares (qualquer coisa como 21 euros) e contém 10 doses.