“É de destacar que 65% das doentes foram tratadas sem necessidade de mastectomia total, assegurando a preservação da mama e da autoimagem corporal”, salientou hoje Joaquim Abreu de Sousa, coordenador da Clínica da Mama e diretor do Serviço de Cirurgia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

O responsável falava a propósito do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama que se assinala na quarta-feira e no âmbito de um encontro europeu, a decorrer hoje e na terça-feira, destinado a médicos especialistas em oncologia de toda a Europa.

Sobreviventes de cancro da mama mostram as suas cicatrizes em sessão de fotos intimista
Sobreviventes de cancro da mama mostram as suas cicatrizes em sessão de fotos intimista
Ver artigo

Os dados divulgados à Lusa “evidenciam a importância do diagnóstico precoce e da constante aposta do instituto na sensibilização e alerta para a prevenção e tratamento com elevados padrões de qualidade”, considerou.

Outro aspeto destacado por Joaquim Abreu de Sousa foi “a importante atividade de investigação clínica desenvolvida na Clínica de Mama do IPO-Porto”, que permite “o acesso gratuito das doentes a terapêuticas inovadoras, o que têm contribuído para o aumento progressivo das taxas de sobrevivência observadas no cancro de mama”.

Segundo o oncologista, “em 2018, cerca de 300 doentes foram incluídos em ensaios clínicos com medicamentos inovadores. Inclusive, em dois estudos multicêntricos o IPO-Porto foi o maior recrutador a nível internacional”.

A Clínica de Mama do IPO-Porto foi fundada em 2007, detendo atualmente cerca de 12 mil doentes em seguimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres em todo o mundo.

Em Portugal, são detetados anualmente cerca de 6.000 novos casos desta doença.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.