Nova Déli, na décima posição, é apontada mais uma vez como a capital com o ar mais poluído do mundo, enquanto a cidade indiana de Gurgaon está no topo da lista.

Os 10 lugares mais poluídos do mundo
Os 10 lugares mais poluídos do mundo
Ver artigo

Segundo as Nações Unidas, a poluição do ar é responsável pela morte prematura de sete milhões de pessoas por ano e representa o principal risco de saúde em termos de meio ambiente.

Outras cidades da China, Paquistão e Bangladesh também aparecem entre as 30 primeiras da lista.

O relatório mundial de 2018 sobre a qualidade do ar, elaborado pelo Greenpeace e pela IQAir AirVisual, analisou dados sobre a poluição do ar recolhidos de milhares de centros de observação, tanto públicos como privados, no mundo todo.

As fotos de uma nuvem tóxica sobre Nova Deli

Mais de 3.000 cidades aparecem na classificação, da mais poluída à mais limpa.

O documento aponta também a falta de informações sobre a qualidade do ar, especialmente na África e na América Latina.

Dos países latino-americanos analisados, a cidade mais poluída é Padres de las Casas, no Chile, que aparece na 182ª posição.

10 coisas perigosas que põe no lixo (e não devia)
10 coisas perigosas que põe no lixo (e não devia)
Ver artigo

Por países em termos de população, Bangladesh aparece como o país mais poluído, seguido de perto pela Paquistão e Índia. Afeganistão e Mongólia também estão entre os dez primeiros da lista.

"Deixando de lado as perdas humanas, o custo global estimado chega a 225 mil milhões de dólares em custo de trabalho e a biliões em termos de custos médicos", explicou Yeb Sano, diretor executivo do Greenpeace para o Sudeste Asiático.

O relatório mediu as emissões de partículas finas chamadas PM2.5, que podem penetrar nas vias respiratórias e provocar problemas de saúde. Das cerca de 3.000 cidades analisadas, 64% excedem as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em termos de exposição anual às PM2.5.