A Gasin une-se mais uma vez à Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) para prestar assistência aos milhares de peregrinos que se deslocam a Fátima no âmbito das celebrações do 13 de maio. “Dar fôlego aos peregrinos” é o mote da campanha que vai proporcionar locais onde os caminhantes podem descansar e recuperar forças.
Em vários pontos do percurso estarão duas tendas equipadas com marquesas onde os peregrinos podem repousar e onde serão distribuídas garrafas de água, sumos e fruta. Além destes pontos de apoio, a Gasin conta com um grupo de voluntários que irá acompanhar os caminhantes no último troço até ao Santuário de Fátima.
De Norte a Sul do país estarão disponíveis vários postos de assistência da CVP, no âmbito da Operação Fátima 2011 coordenada pelo Gabinete de Planeamento e Coordenação da Coordenação Nacional de Emergência, localizados em pontos estratégicos de passagem dos peregrinos onde poderão encontrar as garrafas de água e oxigénio disponibilizadas pela Gasin. As viaturas da Gasin irão também estar em movimento ao longo dos diversos percursos efectuados pelos peregrinos, estando assim mais perto destes para o fornecimento de água.
O elevado número de peregrinos mais idosos e as longas distâncias percorridas motivam com frequência problemas de saúde, entre eles, episódios de problemas respiratórios que requerem apoio e tratamento atempado, para evitar o seu agravamento. Os grupos que se deslocam até Fátima poderão aceder a postos de assistência que facilitarão a chegada ao Santuário em melhores condições físicas.
Os postos de apoio da Gasin estarão presentes nos seguintes locais:
Dia 9 de maio – Entre Pombal e Soure;
Dia 10 de maio – Barracão;
Dia 11 de maio – Serra de Santa Catarina.
Nos dias 12 e 13 de maio a Gasin apoiará as Equipas de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa nos Postos Médicos Avançados no Parque 10 e na Rotunda Sul.
06 de maio de 2011
Fonte: Lusa/SAPO
Comentários