Belle Gibson lançou em 2013 "The Whole Pantry", considerada a primeira aplicação comunitária  sobre bem-estar,  saúde e boa comida. Afirmava ter batalhado contra um cancro através desse método aparentemente milagroso.

Segundo a imprensa, a aplicação chegou mesmo a ser utilizada pela gigante americana Apple para lançar o novo smartwatch. No ano passado, a jovem, de 23 anos, também publicou um livro de receitas, que a editora retirou do mercado em março, quando começaram a surgir as primeira suspeitas sobre a veracidade da história de Gibson.

Belle Gibson, que tem um filho, confessou esta semana numa entrevista à revista Women's Weekly que afinal inventou tudo. "Nada disto é verdade", confessou num artigo intitulado "A minha longa batalha com a verdade".

"Acredito simplesmente que era o que deveria fazer. Acima de tudo, quero que as pessoas digam: está bem, é humana", disse ainda.

As dúvidas sobre as receitas milagrosas de Belle Gibson começaram a surgir em março quando a australiana não cumpriu a promessa de doar 300.000 dólares australianos (216.000 euros) dos seus direitos autorais a ações de beneficiência. Alguns dos seus amigos começaram então a questionar se a toda a história seria ou não real.

Todd Harper, funcionário da associação de luta contra o cancro do estado de Victoria, convocou os pacientes e alertou para a possibilidade da história de Gibson ser mentira.

O jornal australiano Women's Weekly consultou médicos, que sugerem agora que a blogger pode sofrer da síndrome de Munchhausen, que se caracteriza pela invenção de doenças para chamar a atenção.