As duas novas unidades de saúde familiar, que correspondem a um investimento de cerca de dois milhões de euros, financiado por fundos comunitários através do Programa Operacional do Centro, devem, no entanto, ser formalmente inauguradas no próximo sábado.

As novas unidades de saúde de Esgueira e Cacia “representam duas importantes operações para a melhoria da qualidade na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos”, salienta uma nota da Câmara Municipal.

A autarquia salienta, também, a qualificação urbana resultante da construção dos novos edifícios, nomeadamente pelo arranjo dos espaços exteriores.

A unidade saúde familiar de Cacia custou cerca de 850 mil euros e, além do edifício, inclui uma zona de jardim e estacionamento.

Situada no centro de Cacia, no cruzamento da avenida Fernando Augusto de Oliveira com a rua conselheiro Nunes da Silva, a nova unidade de saúde estava prevista há vários anos, mas a obra só teve início “depois da resolução de um complexo processo para aquisição dos terrenos, que terminou apenas em outubro 2014” e após ter sido concedido o visto do Tribunal de Contas.

A outra unidade de saúde que vai abrir portas situa-se em Esgueira, uma das freguesias da cidade, e corresponde a um investimento na ordem dos 800 mil euros, também comparticipado pelo Programa Operacional do Centro e pelo Ministério da Saúde.

Foi construída num terreno junto ao Centro Escolar de Ensino Básico, onde antes estava o pavilhão das Cardadeiras, que era utilizado pelo Clube do Povo de Esgueira.

O executivo municipal conta prosseguir o investimento na área da saúde através de financiamento acordado no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da região, tendo programadas obras de requalificação das unidades de saúde familiar de Aradas, Eixo, Oliveirinha, São Bernardo e São Jacinto.