A mayor de uma cidade no Texas, um dos estados mais conservadores dos Estados Unidos, revelou que é transgénero oito meses depois de assumir o cargo.

Numa carta aberta aos cidadãos de New Hope, uma localidade com 640 eleitores, Jess Herbst, de 58 anos, casada e com dois filhos, disse que iniciou os tratamentos há dois anos, com o apoio da família. Depois de ter chegado ao poder de forma imprevista, sem campanha eleitoral, Herbst surpreendeu a autarquia ao anunciar, esta semana, que é transgénero e que passa a assinar como Jess Herbst.

Numa carta aberta aos cidadãos de New Hope, a autarca revela que iniciou há dois anos a terapia de substituição hormonal, sem imaginar que iria assumir um cargo político de tanta responsabilidade.

"Sei que as pessoas transgénero estão a começar a aparecer na nossa sociedade e fizemos grandes avanços nos últimos anos. Celebridades como a atleta olímpica medalhada Caitlyn Jenner, Laverne Cox de Orange is the New Black e séries populares comoTransparent, a sociedade tem finalmente oportunidade de ver e aprender sobre quem somos", começou por explicar.

"É a identidade de género e não a preferência sexual que se aplica a mim. Amo a minha mulher, ela ama-me, não temos intenção de mudar. As minhas filhas têm-me apoiado muito e têm orgulho em dizer que o pai delas é transgénero", revelou a autarca.

"Vivo a minha vida como uma mulher a partir de agora e desempenharei os meus deveres na cidade como tal. Escrevi um blogue documentando o meu processo de decisão e experiências como transgénero e julgo que irão considerar que contém muita informação. O site é jessherbst.com. Não sou especialmente sensível ao pronome pelo qual me chamam, e tenho a expetativa de que as pessoas levem o seu tempo para fazer a mudança. Uso o nome Jess, uma simples mudança de Jeff", acrescentou ainda.

Fotos: jessherbst.com

Veja aindaDisforia de Género. Meninos e meninas que se sentem no corpo errado

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.