A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Regional Sul - Unidade Operacional XI de Évora, desencadeou no dia 24 de janeiro uma ação inspetiva a uma queijaria, na zona de Rio de Moinhos, Borba, no âmbito das suas competências de fiscalização de segurança alimentar e económica.

A informação é avançada hoje pela própria ASAE em comunicado.

De colónia de bactérias, a anticancerígeno. 10 curiosidades sobre o queijo
De colónia de bactérias, a anticancerígeno. 10 curiosidades sobre o queijo
Ver artigo

"A ação visou a verificação dos requisitos legais em indústria de produtos alimentares, tendo-se constatado que a mesma se encontrava a laborar em instalações não licenciadas para o efeito e sem Número de Controlo Veterinário (NCV) emitido pela entidade competente, conforme é exigido, por lei, para a atividade de indústrias de produtos de origem animal", explica a ASAE na nota de imprensa.

Por questões de segurança alimentar, a ASAE viu-se obrigada a apreender o produto, informa ainda o organismo em comunicado.

Da ação resultou ainda a instauração de um processo de contraordenação por falta de licenciamento e por falta de número de controlo veterinário.

No total, foram apreendidos 33.012 queijos e 94.000 rótulos com NCV atribuído a outras instalações daquele operador económico.