De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, todos os casos de São Miguel correspondem a transmissão comunitária.
Há hoje mais 15 infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no concelho de Ponta Delgada, seis na Ribeira Grande, duas na Lagoa, uma na Povoação e uma em Vila Franca do Campo.
Os dois diagnósticos feitos na ilha do Faial estão relacionados com a cadeia de transmissão local existente na ilha.
A Autoridade de Saúde adianta ainda que, “no decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que três casos positivos, inicialmente alocados ao concelho da Madalena, ilha do Pico, se encontram a residir no concelho da Horta”, no Faial.
Quanto às recuperações, nas últimas 24 horas foram registadas três no concelho de Angra do Heroísmo e oito na Praia da Vitória, na ilha Terceira, e três no concelho de Velas, em São Jorge.
Os internamentos devido à doença covid-19 mantêm-se inalterados em relação a domingo, com seis pessoas hospitalizadas, mas há hoje um paciente em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, estão internadas quatro pessoas e no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira há duas pessoas hospitalizadas, uma das quais em UCI.
O arquipélago tem atualmente 554 casos ativos de covid-19, sendo 438 em São Miguel, 70 na Terceira, 20 no Faial, 15 em Santa Maria, seis no Pico e cinco em São Jorge.
Há sete cadeias de transmissão local primária ativas: duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma no Faial.
Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas.
Estão hoje em vigilância ativa 974 pessoas.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.055 casos de covid-19. Recuperaram da doença 7.306 pessoas, 38 morreram, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior.
Até 02 de agosto, foram vacinadas contra a covid-19 nos Açores 145.562 pessoas com a primeira dose (61,5%) e 137.897 com vacinação completa (58,2%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.
A covid-19 provocou pelo menos 4.294.735 mortes em todo o mundo, entre mais de 202,8 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.467 pessoas e foram registados 986.967 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.
Comentários