O acordo, resultado de uma ação coletiva dos mineiros, foi assinado com a presença da imprensa em Johannesburgo após vários meses de negociações. O documento entra em vigor após validação da justiça sul-africana.

10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
Ver artigo

O ministro da Saúde, Aaroin Motsoaledi, celebrou o "acordo histórico", que caracterizou de "a ação coletiva mais importante da história do setor de mineração sul-africana".

"O acordo oferece compensações significativas a todos os mineiros afetados", lê-se no comunicado emitido pela comissão de trabalhadores.

A quantia de 5 mil milhões de rands será paga pelos fundos reservados pelas empresas, African Rainbow Minerals, AngloAmerican, AngloGold Ashanti, Harmony Gold, Gold Fields e Sibanye Gold, para indemnizar os seus funcionários.

Em 2016, a Alta Corte de Johannesburgo autorizou centenas de milhares de trabalhadores das minas de ouro, infetados com silicose, a apresentar queixa coletiva contra as empresas.

Conhece alguém com cancro? Faça-lhe um grande um favor e não diga isto
Conhece alguém com cancro? Faça-lhe um grande um favor e não diga isto
Ver artigo

Os mineiros dizem ter contraído a doença depois de serem obrigados a trabalhar durante anos em condições consideradas perigosas.

A silicose é uma doença pulmonar incurável provocada pela inalação de pó de sílica. Os sintomas caracterizam-se por tosse persistente e problemas respiratórios e a doença aumenta o risco de ficar infetado com tuberculose.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.