Segundo o Relatório da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar a Salmonela é a segunda doença zoonótica mais prevalente na União Europeia, com mais de 130.000 casos confirmados.

O Controlo das zoonoses em Portugal é uma das temáticas de destaque do Encontro Nacional da Ordem dos Médicos Veterinários que se realiza entre os dias 16 e 17 de Outubro no Campus Universitário Egas Moniz, no Monte de Caparica.

Para a Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, Laurentina Pedroso, a inserção da temática das zoonoses no programa do Encontro é incontornável pela sua importância e actualidade: “dados recentes indicam que mais de 330 mil europeus foram afectados por doenças zoonóticas, isto é, doenças que são transmitidas dos animais para os seres humanos. Cabe ao médico veterinário garantir a Saúde Pública através da prevenção e controle de zoonoses”.

Segundo o relatório da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a listeria, a salmonela e a bactéria “campylobacter” são as principais causas em Portugal das vulgarmente denominadas intoxicações alimentares.

O mesmo relatório refere, ainda, que o número de casos de Salmonela apresentou uma redução significativa de 14,5% comparativamente com o ano anterior, apesar de manter-se como a segunda doença zoonótica com mais casos confirmados na União Europeia.

Para Laurentina Pedroso “a segurança alimentar é um elemento chave na prevenção da Saúde Pública. A intervenção dos médicos veterinários nos domínios da Segurança Alimentar, Produção Animal, Saúde e Bem-Estar Animal permite assegurar à sociedade o cumprimento das normas e regulamentações vigentes, garantindo a segurança dos alimentos consumidos e a manutenção da Saúde Pública”.

Actualmente, são reconhecidas mais de 100 zoonoses e inúmeras outras doenças infecto-contagiosas dos animais que acarretam consequências económicas ao País.

O “Controlo de Zoonoses em Portugal – impacto na saúde pública” é uma temática a debater no Encontro Nacional da OMV, no dia 16 de Outubro pelas 10h00.

O evento conta com a presença de 1300 médicos veterinários, decorre até 17 de Outubro e consiste no mais importante encontro nacional da classe médico-veterinária.

2010-10-14