Este ano pode ser o mais quente de sempre, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Apesar de faltar mais de um mês para o fim de 2015, os cientistas garantem que as medições feitas até agora indicam que nunca houve registo de temperaturas tão elevadas como nos últimos 12 meses.

A notícia parece repetida. Cada ano que passa é mais quente que o anterior, depois de 2014 ter sido eleito como o ano mais quente de sempre.

O período de cinco anos entre 2011 e 2015 foi o que teve as temperaturas mais elevadas desde que há registos.

Os investigadores garantem que este aumento é uma combinação da passagem do El Niño com o aquecimento global.

"O estado do clima global em 2015 vai ficar para a história, por diversas razões. 2015 vai, provavelmente, ser o ano mais quente de que há registo, com temperaturas da superfície dos oceanos nos valores mais altos, desde que começámos as medições. É provável que a barreira de um grau Celso vá ser ultrapassada", afirmou Michel Jarraud, da OMM, à BBC.

"A pegada ecológica que está a aquecer o planeta está a tornar-se visível em quase todos os países do mundo. 2015 não é só o ano mais quente dos últimos cinco anos, é o mais quente alguma vez registado. No Reino Unido, as temperaturas subiram 20% mais rápido que a média global. Podemos esperar que este ritmo mais acelerado continue, no futuro", acrescentou o cientista Ed Hawkins à mesma televisão.