Andar de bicicleta faz bem à saúde, à física e à mental. Como sublinham muitos especialistas, o ciclismo ativa a circulação, faz ginasticar os músculos e queima calorias de uma forma mais agradável. Além disso, se for pedalar para o campo ou para uma ciclovia que exista nas imediações de uma qualquer praia, nem sequer notará que está a praticar desporto. Se está a pensar adquirir uma, tenha os 10 fatores que se seguem em conta.

1. Prefira um modelo mais leve, preferencialmente alumínio, para não o obrigar a esforços desnecessários que podem dar origem a lesões. Se a sua ideia é passear pelo campo ou percorrer trajetos de cidade menores, é o ideal.

2. Tenha em conta a sua altura antes de comprar uma bicicleta nova. Se mede cerca de 1,60 metros, o quadro deve ter 16 polegadas. Se medir 1,70 metros, este já deverá ter 17 polegadas e assim sucessivamente... É importante esta adequação para reduzir o risco de acidentes e evitar lesões.

3. Não descure nenhum pormenor. Sente-se na bicicleta e verifique se a distância entre o selim e o guiador é a mais adequada para si. Confirme se pode ser ajustada para garantir uma posição confortável. Em caso de dúvida, peça apoio especializado.

10 ciclovias e pistas para percorrer de bicicleta ou a correr
10 ciclovias e pistas para percorrer de bicicleta ou a correr
Ver artigo

4. Um selim confortável deve ser preferencialmente largo, almofadado e em pele, para garantir uma boa base de sustentação do organismo. Este é outro dos fatores que deve ter em conta quando estiver a ver modelos de bicicleta.

5. Opte, preferencialmente, por um modelo com sistema de travagem V-Brake ou equivalente, com suspensão dianteira e com 21 a 24 mudanças, para garantir uma maior segurança e reduzir o risco de acidentes. Se necessário, informe-se junto de um especialista.

6. Procure pneus finos, estreitos e com pouco relevo, que permitem conduzir com menor esforço e evitar lesões musculares, a não ser que o tipo de trilhos que pretende percorrer exijam outro tipo de pneus.

7. Muitos especialistas recomendam rodas com 26 centímetros de diâmetro, polivalentes e equilibradas. Avalie a utilização que pretende fazer da bicicleta para confirmar se são as mais adequadas.

8. Prefira uma bicicleta com um quadro rebaixado para facilitar a entrada e saída do veículo e também para evitar posturas desconfortáveis ou movimentos bruscos à entrada ou à saída que possam afetar a sua saúde.

9. Não compre a primeira que lhe aparecer à frente. O ideal é fazer uma prospeção de mercado e definir um valor máximo. Reserve até 300 € para a bicicleta e compre um capacete para proteger a cabeça em caso de queda ou acidente.

10. Experimente a bicicleta antes de a comprar. Pode até gostar muito da que encontrou ou do modelo que lhe estão a propor mas nada como sentir o seu pulso e aferir da sua segurança, testando-o durante largos minutos, antes de concretizar o negócio.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.