Poderá realizar três ou quatro séries de 15 repetições de cada exercício, descansando entre 30 a 45 segundos entre cada série.
1. Lunges
Os Lunges além de serem um dos principais exercícios feitos com o peso do corpo para a zona dos glúteos, também mexem com os músculos posteriores da coxa, os adutores e o quadríceps.
Execução: Em pé, pernas levemente afastadas e braços ao longo do tronco. Realizar um passo largo à frente, mantendo o troco o mais direito possível. Durante o afundo da perna a coxa desloca-se para a frente estabilizando na horizontal e o joelho não deverá passar a ponta do pé. Retorna à posição inicial e repete com a perna do lado contrário.
2. Agachamento
Este movimento trabalha todos os músculos da parte inferior do corpo, incluindo os quadríceps, glúteos e isquiotibiais.
Execução: Coloque os pés à largura dos ombros, mantenha as costas direitas e cabeça erguida. Esta é a sua posição inicial. Lentamente, flexione os joelhos e projete a bacia para trás, como se fosse sentar-se numa cadeira, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus.
3. Cadeira Isométrica
A cadeira isométrica é um exercício idêntico ao agachamento, onde trabalhamos os mesmos grupos musculares, mas mantemos uma posição fixa durante um determinado tempo.
Execução: Realizar um agachamento, até aproximadamente 90º. Em seguida, deverá encostar toda a região da coluna vertebral numa parede ou em algo que lhe dê um apoio. Permanecer assim por 30 segundos.
4. Subida para a caixa/ step up
Este exercício é muito utilizado para fortalecer, não só, os membros inferiores, como também, trabalhar a parte cardiorrespiratória. Podemos realizá-lo, por exemplo, em degraus, num muro (superior a 30cm sensivelmente) ou numa cadeira.
Execução: Em pé, pernas alinhadas com os ombros. Apoie um dos pés no banco e, concentrando a força na perna que está apoiada, projete o tronco para cima. Quando a perna que estava apoiada no solo alcançar a outra, deixe-a apoiada e desça com a outra perna, controlando o movimento. Faça a mesma troca no apoio da perna no movimento seguinte.
5. Ponte de glúteos
É um dos melhores exercícios para glúteos, já que exige esforço da musculatura durante o movimento. Este é executado de forma segura e controlada, exercendo uma baixa pressão sob a zona lombar. O exercício é como uma prancha para a parte de trás do corpo.
Execução: Deitado de costas, mãos estendidas sobre o solo, braços ao longo do corpo, joelhos fletidos e pés firmes no chão. Inspire e eleve, durante dois segundos, contraindo um glúteo contra o outro. Durante o exercício, os ombros devem permanecer no chão.
Se conjugar este plano de treino com uma caminhada, de 20 a 30 minutos, e uma alimentação equilibrada, poderá colocar as pernas à mostra ainda este verão.
Bons treinos!
Rita Pinto, Personal Trainer Holmes Place Alvalade
Comentários