A primeira resposta a ter em conta é: o que for melhor para a saúde dos seus olhos!

Se necessita de auxílio visual apenas para ler e conduzir, o indicado será óculos, pois são mais rápidos de colocar e tirar, requerem pouca manutenção, duram mais tempo, não têm custos adicionais e, para uma utilização várias vezes ao dia, são menos agressivos pois não entram em contacto direto com os olhos. Existem também alguns problemas visuais menos compatíveis com o uso de lentes de contacto, como é o caso do olho seco (falta de lágrima) e alguns tipos de diabetes.

No entanto, há também situações em que as lentes de contacto são aconselhadas do ponto de vista médico, como é o caso da curvatura irregular da córnea que só pode ser corrigida com lentes de contacto devidamente ajustadas.

Em questões médicas, deverá portanto aconselhar-se com o seu profissional de cuidados da visão.

À excepção de patologias particulares, óculos e lentes de contacto podem ser usados pela maioria das pessoas e, ultrapassadas as questões médicas, há que ter em consideração questões funcionais normalmente ligadas ao nosso estilo de vida.

As lentes de contacto ganham pontos em atividades ligadas ao desporto e lazer, pois não embaciam nem ficam molhadas (permitindo uma visão clara em qualquer condição atmosférica), não são sujeitas a reflexos nem distorções porque estão fixas junto ao olho, permitem um campo de visão ilimitado (e não apenas aquele que a lente dos óculos permite), são mais leves e não constituem um obstáculo no caso de desportos ativos ou que necessitem de capacete, dificilmente se perdem e não se partem!

Como solução Cinco Estrelas para lentes de contacto tem disponíveis no mercado as Biotrue ONEday da Bausch + Lomb. São lentes diárias fabricadas com material inovador que permitem maior conforto e qualidade visual pela similaridade com as características do olho humano.

O terceiro fator de decisão entre óculos e lentes de contacto será a questão estética. Gosto ou não gosto? Se, para uns, as lentes de contacto dão um aspeto mais natural e, no caso das senhoras permite exibir a maquilhagem de olhos; para outros os óculos são considerados um acessório de moda que complementam o seu rosto e o seu estilo.

Se gosta de óculos, gosta da Opticalia. Uma rede nacional de serviços óticos onde encontra as últimas tendências da moda em armações e óculos de sol, com dezenas de modelos de marcas exclusivas, assim como de todas as outras marcas disponíveis no mercado. Aqui, para além de um atendimento personalizado por especialistas de ótica, tem também à sua disposição um aconselhamento estético.

Se vive no Alentejo e procura um atendimento mais familiar, o Oculista das Portas de Santo António de Estremoz é a solução Cinco Estrelas de âmbito regional, com 7 lojas na zona de Estremoz. Tem uma oferta global e um espaço de oficina onde se realizam montagens, adaptações e reparações de óculos.

www.cinco-estrelas.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.