A grande maioria das pessoas pensa em perder peso, porém,  demasiadas  vezes, esta situação torna-se contraproducente, já que perder peso pode significar a de perda de massa muscular além de gordura.

No fundo o que se pretende é ficar com um corpo bem delineado. Para que isso aconteça é necessário que exista alguma massa muscular, não existindo é necessário construí-la.

O objetivo deve passar por perder gordura, sem sacrificar músculo e de preferência construir algum durante o processo!

Uma equipa de cientistas fez um estudo, testando jovens que estavam acima do peso ideal.

- Providenciou-se um plano alimentar restrito;

- Um plano de exercício físico durante 4 semanas;

- Ambos os planos bastante exigentes;

- O plano alimentar sofreu uma redução de 40% nas calorias e o de treino consistia em 6 dias de exercício intenso por semana.

Os elementos foram divididos igualmente por 2 grupos, com apenas uma diferença: um dos grupos consumiu 1,2 gr de proteína por cada kg do seu peso, enquanto o outro ingeriu 2,4 gr por kg de peso corporal.

O resultado foi impressionante!

Ao fim de 4 semanas, os elementos de ambos os grupos terminaram com aproximadamente o mesmo peso corporal, contudo o grupo que ingeriu 2,4gr por quilograma de peso corporal de proteína, para além de ter perdido mais gordura, também construiu músculo durante o processo.

A equipa de cientistas referiu que a elevada redução calórica, aliada ao intenso programa de exercício, faz com que o programa seja extremamente difícil e complicado de adaptar ao dia a dia comum. No entanto, comprova que é possível contruir massa muscular enquanto existe uma redução na massa gorda.

Possivelmente adequando o programa com uma menor redução calórica (15-25%), durante mais do que 4 semanas e em simultâneo realizar um plano de treinos periódico, seja possível obter os mesmos resultados, transformando-o num programa capaz de ser usado por qualquer pessoa no dia-a-dia.