Questões estéticas à parte, as olheiras são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Em alguns casos, é a tendência genética a vir ao de cima. Noutros, são resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando a pigmentação.

Noites mal dormidas, fadiga, fumo, stress, alergias e rinites são os factores mais comuns que provocam as olheiras. Para as impedir, ou disfarçar, experimente estas dicas.

Chá de camomila sobre os olhos

O chá de camomila possui ação calmante e anti-inflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras. Compressas deste chá frio sobre os olhos têm efeito de vasoconstrição, ou seja, contrai os vasos sanguíneos evitando que dilatem. Para este efeito o chá deve ser forte.
Depois do chá feito e já frio, coloque os saquinhos no frigorífico por alguns minutos, pois são eles que depois deverá colocar sobre os olhos durante cerca de 10 minutos.

Massage a região

Uma massagem, além de relaxar, é capaz de diminuir o edema, em especial a drenagem linfática facial. Duas vezes por dia, proceda do seguinte modo:

- Com o dedo anelar, deslize com uma leve pressão do canto interno da pálpebra superior para o externo;
- Repita, na parte inferior. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade;
- Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta dos dedos indicador e médio, alternadamente.
- No final feche os olhos e, com o dedo anular, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.

Reduza o sal e o álcool

Como sabemos o sal é dos principais responsáveis pela retenção de líquido. Também na região dos olhos se verifica a retenção de líquido, promovendo o inchaço e a formação das olheiras.

Também o álcool provoca a acumulação de líquido nas células promovendo o inchaço e os “papos” nos olhos.

Lave a cara com água fria

A água quente promove a vasodilatação, o que favorece o aparecimento das olheiras. Já a água fria promove a vasoconstrição amenizando-a.

Hidrate a pele do rosto

A hidratação facial é útil para disfarçar as olheiras, pois a pele à volta dos olhos é muito fina e deixando mais visíveis os vasos sanguíneos e dando uma coloração arroxeada.

Por outro lado, uma pele hidratada reduz a perda de colagénio, elemento responsável pela firmeza da pele.

Durma bem

Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas em redor dos olhos. É durante o sono que o organismo se restaura, logo, sem um sono de qualidade, a pele não se consegue recuperar, o que se reflecte na manhã seguinte.

Para situações de emergência… o corretor de olheiras

Se ainda não obteve o resultado desejado (sim, porque as olheiras teimosas não desaparecem de um dia para o outro), ou se tem uma situação de emergência em que precisa esconder ou disfarçar as olheiras, também há solução, apesar de temporária! Existem no mercado muitas opções de correctores de olheiras: líquidos, cremes, lápis, etc.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.