A Terapia ChiTouch consiste em revitalizar e equilibrar a energia vital do corpo, designada Chi, através do toque Touch. A utilização de manobras e técnicas orientais também têm como objetivo acalmar o ritmo cardíaco, a respiração e a tensão.
Com base em necessidades físicas e psicológicas que os ocidentais urbanos têm revelado ao longo da acelerada evolução da sociedade, o ChiTouch surgiu adaptando várias terapias holísticas, com o intuito de promover o relaxamento intenso, acompanhado de uma revigoração.
A massagem ChiTouch pode ser aplicada a qualquer pessoa. Quanto a quem aplica a técnica, existe um curso de formação básica onde se ensinam os movimentos essenciais para a aplicar.
O recurso a exercícios de Tai Chi Chuan, Chi Kung e de técnicas de Feng Chui, têm como objetivo acalmar o ritmo cardíaco, a respiração e a tensão.
O Chitouch Massage inicia-se com um ritual de boas-vindas, com movimentos entre o massagista e o recetor, beneficiário da massagem.
Nesta massagem verifica-se a importância vital da transformação dos estímulos físicos, químicos e psicológicos. São aplicados movimentos energéticos apoiados na correção postural.
● Tao, a energia que está presente em todos os elementos constituintes do universo.
● Chi, a energia vital que alimenta todos os elementos vivos.
● A interligação dos cinco elementos (Ar, Água, Fogo, Terra e Metal) e a sua aplicação prática na massagem promovendo o bem-estar geral.
● A dualidade entre Yin e Yang que originam o equilíbrio.
● A identificação dos meridianos e a sua localização no corpo humano.
● A análise cuidada dos chacras e a sua estimulação, através da utilização de cristaloterapia.
● A ligação dos chacras e dos meridianos.
● A utilização da bioenergia com o intuito de interligar as diferentes energias que influenciam o Chi.
● A utilização de correntes elétricas dentro da terapêutica, através da electroestimulação da corrente "TENS", (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation) em pontos específicos dos meridianos, promovendo o desbloqueio do campo eletromagnético.
● A utilização de manobras de técnicas orientais.
● O massagista e o recetor repetem os exercícios iniciais de boas vindas no final da sessão invocando o círculo que irá concluir o processo de integração energética.
Texto: Vânia Andrade, Formadora de Chi Touch Massage na EFAPE, Lisboa
Fotografia: Rolando Martins
Comentários