Geralmente atribuído ao cansaço físico ou psicológico, as causas do bocejo vão além disso, por vezes exigindo mudanças na rotina diária de treinos. Perceba as possíveis causas e veja se se identifica com os sintomas.

Aborrecimento

O aborrecimento não está fora da lista de possíveis causas do bocejo durante o treino. Nem todas as pessoas se adaptam a determinado plano de treinos, acabando por se desmotivar e entediar durante o mesmo. Isso pode ter várias razões. O treino pode não ser cativante e desafiante a nível pessoal ou pode não estar a produzir resultados satisfatórios. Variar o protocolo de treino poderá ser uma solução para que volte a sentir-se motivado e com energia para treinar. Fale com o seu Personal trainer ou professor se não estás totalmente satisfeito com a rotina de exercícios.

Reacção natural do corpo

Ao praticar desporto de forma intensa, o corpo exige mais oxigénio para fornecer aos músculos e ao cérebro para compensar a sobrecarga muscular. Bocejar é a forma natural de o corpo aumentar o fluxo sanguíneo e por consequência o transporte do oxigénio necessário às células. Embora poucas pessoas saibam, bocejar é também uma reacção biológica natural consequente do aumento de temperatura corporal. Quando fazemos exercício a é comum que a temperatura aumente e bocejar é uma forma de refrigeração natural.

Cansaço

A causa mais comum do bocejo é mesmo o cansaço pelo que se não anda a dormir as horas necessárias ou se enfrenta uma carga de trabalho superior ao normal, não tem de se preocupar. No entanto deverá dar ao corpo tempo para descansar, mesmo que isso implique mudanças na rotina e uma pausa no exercício físico.

Problemas de saúde

A maior parte dos bocejos são decorrentes das causas acima mencionadas sem trazer graves problemas para a saúde. Mas se sentir sintomas adicionais, deverá certificar-se que não sofreu um episódio de síncope  vasovagal. Ela pode levar à perda de consciência e pode ser decorrente do jejum, esforço intenso, temperatura elevada e uso de substâncias nocivas como o álcool. Os sintomas vão desde tonturas, náuseas, confusão e bocejos.