É cada vez mais comum ouvirmos falar de implantes dentários. Quer seja porque vimos um anúncio sobre os mesmos ou porque alguém que nos é próximo já precisou de colocar um ou mais. Mas será que sabe mesmo tudo sobre este tema? Importa primeiro explicar do que se trata. Os implantes dentários possibilitam a substituição de um dente natural e podem ser colocados no osso do maxilar superior ou inferior. A colocação destes dispositivos médicos permite à pessoa em questão recuperar não só o seu sorriso, mas acima de tudo a sua função mastigatória. Quer ficar a conhecer algumas curiosidades sobre esta solução que ajuda tantos pacientes? Vamos a isso!

Sabia que os implantes não são uma solução apenas para pessoas idosas?

É verdade que são os idosos que mais usam próteses dentárias ou que até têm uma maior falta de dentes. Contudo, os implantes são recomendados para pacientes que perderam um ou mais dentes, em qualquer faixa etária. Considera-se como idade mínima para a colocação de implantes o momento em que o crescimento ósseo do paciente está completo, o que acontece geralmente por volta dos 18 anos. Porém, não existe “uma idade máxima” para a colocação destes, desde que os pacientes apresentem condições favoráveis relativamente à estrutura óssea.

Os pacientes com pouco osso podem realizar tratamentos com implantes?

A falta de espessura e altura óssea podem de facto comprometer a colocação de implantes. Mesmo assim, para pacientes que tenham pouco osso, existe a possibilidade de realizar um enxerto ósseo prévio ou em simultâneo com a colocação do implante, de forma a tornar viável este tratamento.

Não é um mito, é verdade: a colocação de implantes é um tratamento indolor

O procedimento cirúrgico para a colocação de um implante não dói. O paciente é anestesiado de forma a não sentir qualquer tipo de dor durante o tratamento. Pode ser possível sentir algum desconforto nos dias posteriores à cirurgia, principalmente durante a mastigação. Contudo, para evitar/prevenir este desconforto, o médico dentista recomenda medicação analgésica e anti-inflamatória. 

Os implantes melhoram mesmo a autoestima dos pacientes

A falta de um ou mais dentes tem um impacto tremendo na autoestima dos pacientes, fazendo com que sintam vergonha de sorrir, tornando a vida social bastante desconfortável. Com os implantes é possível recuperar os dentes perdidos, restaurando o seu sorriso, assim como contribuem para uma melhoria significativa na mastigação e na fala. Uma vez que as coroas/dentes são fixos aos implantes, eliminamos o inconveniente da mobilidade e falta de retençao das próteses dentárias removíveis.

Um artigo de opinião de Francisco Palha, Médico Dentista no Instituto de Implantologia.