Não é à toa que é esta seja uma prática comum entre os japoneses. Para além do conforto que é tirar os sapatos quando chega a casa e calçar umas pantufas ou chinelos, este pequeno gesto ajuda a manter a casa mais limpa e reduz substancialmente a presença de bactérias e micro-organismos espalhados pela casa. Obviamente não é suposto entrar no exagero, mas para quem tem bebés que já gatinham e têm a mania de colocar o que apanham do chão na boca esta é uma boa prática. Fique a saber alguns dos motivos porque deve descalçar-se sempre que entra em casa.

Mantem a casa mais limpa
Para além de manter a casa mais limpa durante mais tempo, vai diminuir a quantidade de poeiras, fezes de animais, terra e outro género de resíduos que trazemos da rua.

Não estraga o soalho
Há pisos que são mais suscetíveis que outros, como por exemplo os de madeira. Os saltos, por exemplo, podem danificar o soalho e deixar riscos ou marcas. Não obstante, os tapetes podem ficar com fios puxados, rasgados ou manchados se andar de sapatos dentro de casa.

Poupa tempo
O ideal é que faça como em alguns países, onde as sapateiras estão perto da porta de entrada ou num local de fácil acesso. Para além de se poder descalçar e calçar de imediato as pantufas, quando for para sair de casa não perderá tempo à procura dos sapatos que melhor se adequam ao seu look.

Evita resíduos tóxicos
Tal como referido em cima, não é preciso exagerar nem entrar em paranóia, mas o que é certo é que há substâncias que são voláteis e quando se soltam dos sapatos espalham-se pelo ar. Portanto, dentro de casa irão acumular-se e contaminar. Basta pensar que a relva que pisou tem pesticidas, terra, fezes de animais, que um hospital ou um simples consultório de dentista onde foi a uma consulta tem micro-organismos e gotas de sangue.

Evita infeções e doenças
Não é à toa que o suor excessivo nos pés, o material do calçado ou a falta de higiene dão origem à podobromidrose, ou seja, o chulé. Assim, é fácil concluir que o calçado é um excelente criador e multiplicador de bactérias das quais se destacam a Escherichia coli (causadora de infeções intestinais e urinárias, diarreia e meningite), a Klebsiella pneumonia (que pode causar infeções na corrente sanguínea) e a Serratia ficaria (causadora de infeções raras no sistema respiratório).

Mude de hábitos e descalce-se quando chega a casa. Para além de ser bastante confortável, evita que cerca de três mil bactérias (a média existente dentro de um sapato) e 400 mil micro-organismos (a média existente do lado exterior do sapato) andem a deambular pela casa.