Chegou a altura do ano das resoluções. Janeiro é o mês de decidir quais os hábitos a alterar e de encarar o Ano Novo com ânimo para as mudanças que são necessárias na vida de cada um. Iniciar ou reiniciar a prática desportiva, com regularidade, pode ser uma dessas resoluções, com benefícios ao nível da saúde física, mental e bem-estar no geral.

Pode ser difícil encontrar a motivação para levar esta resolução a bom porto. Por essa razão fique com cinco dicas que podem ajudar a começar o ano com a motivação certa para fazer desporto.

1. Encontrar um ginásio perto de casa ou do trabalho

Tudo fica mais fácil quando a prática desportiva entra na rotina diária. Com o local de treino próximo de casa ou do trabalho, a motivação para ir treinar aumenta já que, fazê-lo vai ocupar menos tempo do que ocuparia se envolvesse uma deslocação maior. Desta forma, ficará mais fácil incluir o treino na rotina, sendo possível fazê-lo de manhã, à hora do almoço ou ao chegar a casa.

2. Diversificar e experimentar

A mesma rotina de treino durante muito tempo pode, em alguns casos, ser um fator de desmotivação. Uma ótima forma de contornar esse problema é diversificar e experimentar novas modalidades. Uma subscrição num ginásio pode ser a opção para que todos os dias seja possível conhecer novas atividades e manter uma rotina de treinos dinâmica, diferenciada e, sobretudo, adequada aos objetivos de cada um.

3. Comprar roupa nova

Renovar o guarda-roupa desportivo poderá ser uma forma de motivação para a prática desportiva. Um guarda-roupa adequado e com estilo fará com que os níveis de autoconfiança aumentem e consequentemente o ânimo para fazer desporto também.

4. Fazer um plano de treinos realista com margem de progressão

Para que seja mais fácil atingir objetivos, é essencial ter um plano. Realista e com intensidade baixa, para começar. Não vale a pena pensar que se vai treinar todos os dias, quando isso não é ainda um hábito. Por isso, deve-se pensar no que é possível e à medida que se vai progredindo adaptar a regularidade, consoante a progressão.

5. Arranjar companhia

A melhor forma de regressar aos treinos é com companhia. Para além da diversão que é treinar com amigos, existe também um compromisso extra. O treino passa a depender do companheiro permitindo assim uma motivação mútua para que seja levado até ao fim.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.