Revitalize-se com a água do mar. A talassoterapia é um tratamento terapêutico milenar que se baseia na utilização de tudo o que o meio marinho tem para oferecer, nomeadamente água salgada, algas e argila. Esta água contém mais de 80 elementos necessários ao organismo. Muitos deles possuem uma ação antitumoral, antibacteriana e antiviral. O iodo, o potássio, o zinco ou o sódio, quatro minerais presentes neste líquido, penetram no corpo através da pele, num processo denominado osmose.

A temperatura que facilita este mecanismo varia entre os 35ºC  e os 37ºC, a mesma que a corporal. A aplicação da talassoterapia deve ser realizada sob supervisão médica, uma vez que as águas podem ser contraindicadas no caso de doenças infecciosas, problemas respiratórios e alérgicos, além de hipertiroidismo. Esta terapia, pela sua ação, pode ter uma força terapêutica ou preventiva, potenciando o bem-estar de quem se submete a este tipo de tratamentos, disponíveis e acessíveis em muitos spas.

Todos os benefícios da talassoterapia:

- Reduz o stresse
Tanto a água salgada como a relaxante massagem do mar ajudam a ultrapassar as depressões, a insónia, a fadiga e a debilidade física, contribuindo para pôr fim às tensões. É uma óptima forma de recuperarmos do desgaste da rotina diária.

- Diminui as dores
Tem um efeito analgésico, sobretudo, em dores crónicas ou agudas que atacam a coluna vertebral e extremidades.

- Ativa a circulação
Permite que o sangue flua adequadamente pelas artérias e veias, e evita a sensação de peso nas pernas.

- Melhora a respiração
Especialmente, em processos asmáticos e faringites, a humidade mantém os brônquios hidratados.

- Trata a psoríase
Limpa, desintoxica e favorece o bom estado da pele.

- Atua sobre os desarranjos hormonais
Os incómodos sintomas associados a etapas como a puberdade ou a menopausa são aliviados.

Veja na página seguinte: Relaxar com... jatos!

Relaxe com jatos

Os circuitos oferecidos pelos centros de talassoterapia ou pelas termas incluem, entre outros, os seguintes tratamentos:

- Hidromassagem

Consiste em pequenas bolhas de água que, com a pressão e o ar, massajam o corpo suavemente, ativando as células da pele e dos órgãos, fazendo com que funcionem melhor. É eficaz no alívio de problemas circulatórios, sensação de peso no corpo, varizes e inchaço geral.

- Piscina de jactos

Ideal para tratar a zona cervical, ombros, tórax, abdómen e extremidades. Diminui as contrações musculares e ajuda a libertar tensões acumuladas durante o dia.

- Ginástica dinâmica

Tonifica e descongestiona o sistema circulatório, que inclui o sangue e a linfa. Também relaxa e favorece a saúde do aparelho locomotor, composto por todos os grupos musculares, pelos ossos do esqueleto e pelas articulações. É uma terapia de impacto reduzido, que permite realizar todo o tipo de movimentos sem agredir as junções articulares e ósseas. Deixa-a em forma sem correr o risco de se lesionar.

- Desintoxique-se com algas

Envolvimentos quentes, massagens, banhos e unguentos com algas ou lamas, não só são agradáveis como bastante saudáveis. As algas marinhas têm vitaminas, minerais e proteínas, que lhes conferem um poder antibiótico, antioxidante, anti-idade.

- Cataplasma de algas

Tem um efeito anti-inflamatório a nível muscular. Aplica-se na zona onde a dor é mais intensa.

- Envolvimento com algas

Elimina toxinas, células mortas e até manchas na pele. Melhora a circulação, mobiliza as gorduras, facilitando a sua eliminação, além de prevenir algumas alterações da pele, como as estrias.

- Lama termal

Uma injeção de vitaminas e minerais para o seu organismo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.