Muitas são as especulações em relação ao trigo, aos seus malefícios ou supostos benefícios.

O que é inegável é que são vários os médicos por todo o mundo, e em especial nos Estados Unidos, que recomendam aos seus pacientes cessarem todo o consumo de trigo, de forma a prevenir problemas como a obesidade, ataques cardíacos entre outros.

Uma das teorias conhecidas, está relacionada com a alteração do trigo ao longo dos anos, sendo neste momento considerado tóxico para os seres humanos.

No entanto, alguns cientistas não reconhecem esta teoria visto que o processo utilizado no tratamento do trigo é o mesmo há seculos.

Um estudo recente veio desmistificar os mitos.

  • Neste estudo foram fornecidos alimentos confecionados com trigo moderno (pão, massa, biscoitos, bolachas, entre outros).
  • Foram também fornecidos alimentos idênticos, mas confecionados com trigo antigo, muito antes dos grãos serem amplamente hibridizados para aumentar o rendimento e resistir a doenças.

Os resultados foram bastantes conclusivos.

  • Enquanto na alimentação com trigo moderno não existiram melhorias em nenhum dos sintomas, na dieta com trigo antigo ou primitivo, existiu uma melhoria significativa em sintomas como, dor e distensão abdominal, retenção de líquidos, cansaço e melhoria de vida.
  • Foram ainda observadas melhorias em vários processos inflamatórios, processos muito associados a doenças como cancro, artrite, e diabetes.

Se pensa conseguir viver bem sem o trigo ou se tem oportunidade de usar trigo antigo, talvez seja uma boa altura para fazer o teste por si próprio.